Rua Bento Gonçalves 3178. Novo Hamburgo - RS. CEP 93520-638
51 37814877

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul

Academia Box de CrossFit - Novo Hamburgo Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

História

Antes da chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada por índios carijós. As primeiras povoações permanentes de Novo Hamburgo datam do século XVIII, quando portugueses, sendo maioritariamente imigrantes açorianos se instalaram na parte noroeste da cidade, no bairro hoje conhecido como Rincão dos Ilhéus, ou simplesmente Rincão. Em 25 de Julho de 1824, os imigrantes alemães começaram a chegar à Colônia de São Leopoldo e logo desenvolveram uma próspera sociedade rural na região do Vale dos Sinos. Pouco depois, começaram a aparecer pequenos núcleos urbanos nas colônias. Um deles ficava na área de Hamburgerberg (que hoje é o bairro Hamburgo Velho), a partir de onde se originou a Novo Hamburgo atual. A falta de recursos para concluir a estrada de ferro Porto Alegre-Hamburgerberg, em 1876, fez com que os ingleses que a construíam erguessem uma estação onde a obra parou, denominando-a New Hamburg-Novo Hamburgo. O local, até então um descampado, começou a atrair moradores e comércio, dando início à cidade.

O movimento emancipacionista começou a se delinear no início dos anos 1920. A Liga Pró-vilamento, formada em 1926 por várias importantes personalidades da cidade, foi recebida pelo governador do estado e, em 5 de abril de 1927, houve a emancipação do município. Guilherme Ludwig foi eleito para o cargo de vice-intendente, sendo Leopoldo Petry o primeiro intendente de Novo Hamburgo.

Tendo a cidade se emancipado de São Leopoldo, sua industrialização se acelerou, tornando-se um dos polos econômicos do Vale do Sinos. Por muito tempo, a indústria foi praticamente formada apenas pela cadeia coureiro-calçadista, com várias empresas de destaque. Entre os pioneiros se destacam Nicolau Becker, criador do primeiro curtume da cidade, Guilherme Ludwig, Pedro Adams Filho, Augusto Jung, Pedro Alles e Artur Haas. A cidade é conhecida como “Capital Nacional do Calçado”.

O crescimento trazido pelo calçado atraiu inúmeros imigrantes, inchando a cidade a partir da década de 1960 e originando a maior parte dos problemas sociais, dada a incapacidade dos governantes de acomodar a todos adequadamente. Embora a crise dos anos 1990 tenha estancado o crescimento populacional hamburguense, agudizou os problemas mais graves da cidade como favelização, transporte insuficiente e deficiências na infraestrutura. Atualmente, a cidade possui um dos edifícios mais altos do Rio Grande do Sul, o Residencial Sunset, situado no alto do bairro Hamburgo Velho, com 28 andares, assim como o Porto Brasil, no bairro Vila Rosa, também com 28 andares.

A preponderância coureiro-calçadista, com forte caráter exportador, na economia permaneceu até o início da década de 1990, quando uma forte crise econômica na região, a partir do governo de Fernando Collor de Mello, forçou uma diversificação econômica. A situação foi agravada com a concorrência chinesa nos mercados internacionais e, a partir do ano de 1998, pela valorização do real que levou ao fechamento de diversos curtumes e fábricas de calçados e à demissão de milhares de pessoas.

Economia


A economia de Novo Hamburgo nasceu e desenvolveu-se com a indústria do calçado. Foi uma fase muito rápida, persistente e organizada, sendo reconhecida como a Capital Nacional do Calçado. Por causa disso, surgiu o chamado setor coureiro-calçadista formado por curtumes, indústrias químicas, componentes para calçados, indústria metalúrgica e componentes eletrônicos. Aparecendo ainda o setor de plástico e o metal-mecânico que começam a fazer parte na economia do município.

Hoje Novo Hamburgo inicia a desfrutar uma nova fase de diversificação industrial, acompanhada com especial atenção pela administração municipal. Como incentivo fiscais com a instalação de novas indústrias, facilitando sua implantação e abrindo a porta para novas atividades. O município já inclui indústrias de farmácia, vestuário, cosméticos, móveis, eletrodomésticos, gráficas de última geração, informática, química, construção civil, carrocerias, alimentos, entre outras.

Devido a atividade industrial e comercial conta com a administração da Associação Comercial, Industrial e de Serviços e Câmara de Diretores Lojistas, com participação efetiva junto aos governos estadual e federal.

A Feira Internacional de Calçados e Artefatos de Couro é considerada uma das importantes feiras do setor calçadista em Novo Hamburgo. Se realiza anualmente desde 1963 e, além de divulgar a cidade internacionalmente, esta promovendo o potencial da indústria calçadista na região do Vale dos Sinos. O parque de exposições da feira tem oito pavilhões climatizados, construídos numa área de 25 000 metros quadrados com salão de convenções e palestras, lancherias, hotel, restaurante panorâmico e quadras de tênis. (J.A.C.)

Esportes

Skate
Na década de 1980 recebeu a alcunha de “capital nacional do skate”, pelo incentivo ao esporte através de construções de pistas, empresas direcionadas ao tema e os destaques dos atletas locais em competições regionais e nacionais.

Futebol

O principal clube de futebol é o Esporte Clube Novo Hamburgo, um dos mais tradicionais do interior do estado do Rio Grande do Sul, campeão gaúcho de 2017. É a cidade natal de Alisson Becker, goleiro que fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018.

Clubes desportivos

A Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, se destaca em várias modalidades esportivas, principalmente o vôlei, punhobol e a patinação artística.

Rugby

O Brummers Rugby Clube representa a cidade nas principais competições do rugby, com destaque em 2014, quando disputou a segunda divisão do campeonato brasileiro da modalidade (também conhecida como Taça Tupi).

Geografia

Novo Hamburgo está situado no Vale do Rio dos Sinos, a cerca de quarenta quilômetros da capital do estado e pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre.

O município, banhado pelo Rio dos Sinos, compreende uma área de 223 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 246 452 habitantes.

Infraestrutura
A principal via de acesso a Novo Hamburgo é a BR-116. A cidade também conta com a rodovia RS-239, que faz a ligação de Novo Hamburgo a Riozinho.

A expansão da linha 1 do Metrô de Porto Alegre (Trensurb), liga as cidades de São Leopoldo a Novo Hamburgo. O novo trecho, com 9,3 quilômetros de extensão, foi construído em elevada. Existem quatro novas estações que estão prontas desde o início do segundo semestre de 2013: Para o Rio dos Sinos, localizada em São Leopoldo; e as outras quatro – Santo Afonso; Industrial; Fenac e Novo Hamburgo – no município de Novo Hamburgo.

As principais instituições de ensino de Novo Hamburgo são:

Universidade Feevale
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação
Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha
Colégio Marista Pio XII
Instituição Evangélica Novo Hamburgo
Colégio Santa Catarina
Escola Sagrado Coração de Jesus
Colégio Sinodal da Paz
Colégio Adventista de Novo Hamburgo
Colégio Estadual 25 de Julho
Escola Estadual de Ensino Medio Osvaldo Aranha
Escola Estadual Doutor Wolfram Metzler
Escola Estadual Alvino Henrique Weber
Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini
Colégio Estadual Borges de Medeiros
Colégio Estadual Ignácio Plangg
CIEP-NH (Col. Estadual Seno Frederico Ludwig)
Escola Estadual de Ensino Funda mental Otávio Rosa
Escola Estadual Especial Keli Meise Machado
Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes
Escola Estadual Ayrton Senna do Brasil
Escola Estadual Frederica Schutz Pacheco

Está passando ou mora em Novo Hamburgo?

Você gostaria de fazer CrossFit na cidade? Então entre em contato conosco!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Hamburgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat